Como a consultoria empresarial pode ajudar sua empresa com as adversidades do dia a dia?
A cada dia que passa as empresas estão contratando mais consultores externos para auxiliá-las, existem diversas razões para que esse movimento se acelere.
Vou citar as principais, mas seguramente existem outras que deixarão de ser citadas a seguir.
- Aportar conhecimento específico que a empresa não possui.
Com o aumento da complexidade dos negócios e do mundo, e, em paralelo as pressões para as reduções de custos e aumento da eficiência das empresas, geram um gap de conhecimento nas organizações que podem e devem ser supridos por consultores independentes que entram em cena de forma temporária na empresa para ajudá-las em desafios e situações específicas.
- Trazer um olhar de fora e isento de vícios e emoções
Um consultor externo tem capacidade e independência suficiente para trazer um olhar transversal ao negócio, proporcionando assim uma visão diferente do “lugar comum” e “viciada” das pessoas que trabalham na empresa.
Dessa forma, esse olhar externo pode aportar valor para as organizações, auxiliando a identificar oportunidades de melhorias, negócios e evoluções.
- Acelerar a implantação e/ou desenvolvimento de uma área, projeto ou pessoa
Uma consultoria externa pode apoiar as empresas na aceleração de projetos, desenvolvimento de práticas, áreas e pessoas.
Mais uma vez, por conceito a consultoria externa deve trabalhar com projetos que tenham começo, meio e fim, dessa forma tem a independência de aportar à organização de forma isenta e independente seus conhecimentos, experiências e metodologias.
- Ser um ponto de apoio mas decisões empresariais
Pela independência e olhar isento dos consultores externos, muitas empresas lançam mão de acioná-los em momentos críticos de decisão.
Claro que isso acaba vindo com o tempo e a confiança mútua que se cria no vínculo entre consultor e empresário/executivo.
Leave a Reply