Como se preparar para uma transição de carreira
Como o título do artigo de hoje já diz, temos que nos preparar para uma transição de carreira.
Infelizmente a grande maioria das pessoas não se preparam para isso, e acabam sendo “pegas de surpresa” em uma transição de carreira.
Existem vários tipos de transição de carreira que podem acontecer, sendo as mais comuns:
- eu decidi mudar minha carreira, seja de emprego, seja de área de atuação
- decidiram por mim, ou seja, eu fui desligado da empresa onde trabalho
- em me aposentei ou fui aposentado
O primeiro caso é o mais fácil de se preparar e programar, afinal você é o agente da mudança, portanto espera-se que sendo esse agente, você se planeje para fazer tudo com calma, no tempo certo, e com todos os riscos avaliados e mitigados.
Já o segundo é aquele que a grande maioria das pessoas não estão preparadas para ele. O que na minha opinião é um grande erro. Afinal de contas, a cada dia que passa os ciclos profissionais, via de regra, estão cada vez mais curtos. Assim, a minha recomendação é que mesmo você estando muito bem na sua empresa atual, continue ativo na sua rede de networking, continue avaliando mercado, percebendo o que está acontecendo “lá fora”, afinal de contas eu já fui pego de surpresa e demitido em uma situação que nunca poderia imaginar que aquilo iria acontecer.
Existem alguns casos, nos quais somos demitidos que até não nos surpreendem, meio que já esperávamos que aquilo fosse acontecer, nestes casos mais ainda estar atento ao mercado, com suas redes de relacionamento e networking muito ativas é fundamental.
No último caso caso, quando você se aposenta ou é aposentado, via de regra, o mercado “acha que você está muito velho” para um re-emprego, mesmo que você não concorde, a verdade é que nos dias de hoje profissionais com mais de 50 anos têm maiores dificuldades de recolocação, portanto cabe a você que está acima desta idade e em vias de se aposentar ou não planeje seu plano B, sua segunda ou terceira carreira.
Isso porque a maioria das pessoas que se aposentam não querem ou não podem ficar em casa sem ter o que fazer, sem trabalhar e se sentirem ativas e úteis.
Portanto, seja qual for a transição de carreira que você irá enfrentar, e seguramente ao longo da sua vida você terá que enfrentá-las, planejar-se é a chave do sucesso.
Leave a Reply