23 de setembro de 2022 Em Matéria

Digital perde fôlego e varejistas diminuem investimentos

Passada a fase aguda da pandemia, com a volta do convívio entre as pessoas, o mundo digital está perdendo um pouco do seu fôlego.

Claro, isso não quer dizer que ele voltará aos patamares anteriores à pandemia, mas houve uma ilusão, que ainda é vivida por algumas pessoas que o contato pessoal é absolutamente dispensável.

Contudo, a cada dia que passa, as pessoas e empresas percebem que o contato pessoal, humano, presencial faz muita diferença!

Assim o digital, ainda em um patamar de importância gigantesco, perde um pouco do fôlego, deixando de ser a “única” solução disponível durante o auge da pandemia para tomar o seu devido lugar de destaque na jornada do cliente.

Cabe, portanto, às empresas compreender qual o lugar que o digital deve ter nesta jornada e redesenhar esta jornada, considerando que o cliente transita o tempo todo entre pontos de contato online e offline. É o mesmo Flavio que pesquisa na internet sobre um produto e vai até uma loja vê-lo fisicamente.

O redesenho e atualização desta jornada do cliente é chave e estratégico para o sucesso das empresas, e, para tal, é fundamental praticar a empatia, ou seja, colocar-se de fato no lugar do seu cliente e compreender a fundo qual experiência que ele deseja ter ao longo desta jornada.

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