Pretende trabalhar como freelancer? Entenda os desafios do dia a dia.
Trabalhar como freelancer, ou profissional independente pode trazer muitas vantagens, bem como algumas desvantagens, como tudo na vida!
Ao mesmo tempo que você tem a liberdade de trabalhar quando quiser, a hora que quiser, essa flexibilidade tem que estar acompanhada de disciplina, para que você evite se perder na flexibilidade e deixe de entregar seus compromissos e obrigações.
Além disso, ao ser um profissional sem vínculo empregatício com uma empresa é fundamental que você tenha um bom networking e mantenha o mesmo muito ativo e faça dele sua área comercial, buscando sempre novos trabalhos e oportunidades.
Mesmo em momentos em que você esteja com a agenda cheia, é fundamental manter as ações de relacionamento para venda de novos serviços, pois a vida independente passa por picos e vales, momentos de muito trabalho e momentos de pouco trabalho.
O que também significa que seja fundamental ter uma reserva de emergência para passar pelos vales com tranquilidade, sem se apertar financeiramente e começar a sofrer psicologicamente e emocionalmente, o que prejudicaria sua capacidade de entrega, desenvolver relacionamentos, podendo te levar a um círculo vicioso nocivo a esse modelo de trabalho.
Esse modelo de freelancer é muito parecido com o modelo de consultor independente que eu vivo no meu dia a dia há mais de 15 anos.
Ele me permite por exemplo tirar várias pequenas férias por ano, decidir quando quero e quando não quero trabalhar, etc. Por outro lado, se não trabalho não ganho, portanto mais do que nunca a fábula da cigarra e da formiga é fundamental ser considerada neste modelo. Acumular no “verão”, para quando o “inverno” chegar.
Leave a Reply