Estruturação de estratégia comercial

Através de metodologia própria e melhores práticas de mercado, promoveu a estruturação de área comercial e estratégia de vendas de produtos e serviços, incluindo o redesenho do processo comercial e os três funis, o de marketing, o de vendas e o de gestão do cliente. Implementou modelo de avaliação de performance da área de vendas e modelo de remuneração comercial inteligente com metas cruzadas entre diversos atores do processo comercial, levando em consideração aspectos qualitativos e quantitativos.

Implantação de unidade de negócios

Implantou uma unidade de negócios em toda a América Latina, passando pela customização do produto para as necessidades locais de cada país, bem como o desenvolvimento de estratégia de abordagem e comercialização dos produtos e serviços.

Construção e implementação de planejamento estratégico

Adotando metodologia customizada para cada característica de cliente, atendeu mais de 100 empresas em toda a América Latina, nas quais construiu e implantou mais de 150 projetos de planejamento estratégico das empresas, a partir da discussão da ideologia empresarial (valores, missão e visão) bem como das principais diretrizes que orientam a estratégia. Após a construção do planejamento estratégico, acompanhou e apoiou as empresas na execução, garantindo que todas as equipes se engajassem e se comprometessem com o sucesso da sua implementação, aportando ferramentas práticas e aplicadas, bem como processo de acompanhamento da execução fomentando e consolidando uma cultura de resultados e conexão entre a operação do dia a dia e a estratégia de médio e longo prazo.

Criação e implementação de plano de marketing

Para atender as necessidades específicas de cada cliente, Flavio também foi responsável por elaborar e implantar mais de 120 modelos estratégicos de marketing e vendas para empresas. Desenvolveu planos de marketing detalhados, desde o entendimento e definição do cliente ideal típico (ICP), passando pela construção da proposta de valor e seus diferenciais competitivos, que direcionam o posicionamento de marketing da empresa e se desdobram na estratégia de mercado, segmento e produto. Passando pelo estudo do ciclo de vida do produto, bem como desenvolvimento de novos produtos ou serviços, aderentes ao cliente e a proposta de valor. Criou as estratégias de marketing e comunicação integradas à jornada do cliente que promovam uma experiência única em todas as suas etapas, contemplando os pontos de contato online e offline de forma integrada. Promoveu também a conexão entre a estratégia de marketing definida com a operacionalização e implantação junto à área comercial.

Implantação da governança corporativa

Flavio foi responsável também por desenvolver metodologias que ampliaram o lucro de centenas de clientes a partir da implementação de mais de 50 modelos de Governança Corporativa, promovendo a criação de uma cultura de governança corporativa que garantisse a sustentabilidade do negócio, calcado no tripé da sustentabilidade (socialmente justo, ecologicamente correto e economicamente viável). Definição de  modelos de governança que garantam a segurança nas tomadas de decisões, juntamente com  os níveis e alçadas para cada uma das áreas e níveis hierárquicos da empresa. Culminando com a criação de conselho consultivo que se transformou com o passar do tempo em conselho de administração, garantindo assim que as práticas de gestão em todos os níveis da organização sejam aderentes aos direcionadores gerados pelo CAD e implantados pelos executivos, liderados pelo CEO.

Treinamento e desenvolvimento de equipes

Além de atuar diretamente no planejamento das empresas, também treinou mais de 4500 executivos e profissionais, que graças aos ensinamentos de Flavio, obtiveram mais de 20% de crescimento anual. Criou, desenvolveu e implementou programas de treinamento de executivos e equipes em diversas áreas e temas como: liderança, gestão de tempo e prioridade, comunicação, pensamento estratégico e implementação, obtenção de compromisso e negociação, gestão de mudança, tomada de decisão e delegação, técnica de vendas, planejamento estratégicos e inovação.

Adotando dinâmicas que mesclam aporte de conteúdo e aprendizado, com exercícios práticos aplicando os conteúdos aportados, gamificação para fortalecimento do aprendizado de forma lúdica e divertida e prática através de simulações de situações reais (role play).