A Comunicação Estratégica e a sua Fórmula
Quando falamos de uma estratégia de comunicação, invariavelmente noto nossos clientes “perdidos” em como estruturá-la.
Vou apresentar nas próximas linhas o que eu chamo da “fórmula da comunicação estratégica”. Essa fórmula serve tanto para pensarmos e estruturarmos a comunicação interna da empresa, que normalmente chamamos de endomarketing, como para a comunicação externa com o mercado e os principais stakeholders.
Essa fórmula é um passo a passo para você estruturar a comunicação, seja ela interna ou externa.
A fórmula é exatamente a mesma para ambas as comunicações. Apenas a aplicabilidade que se aplica de forma diferente de uma para outra.
A fórmula da comunicação estratégica
Essa fórmula é dividida em três blocos, sendo eles:
- Análise
- Estratégia
- Execução
Cada um dos blocos por sua vez é dividido em três passos. Após o detalhamento da fórmula irei apresentar um exemplo prático para que todos possam materializar o método.
Bloco análise
Passo 1 – Objetivo
A primeira coisa que precisamos definir e registrar quando vamos estruturar nossa comunicação é o nosso objetivo, ou seja o que queremos comunicar.
Passo 2 – Público
O passo seguinte da fórmula é definir quem é o seu público, ou seja, para quem queremos falar e/ou comunicar.
Passo 3 – Quem fala
O terceiro passo é a definição de quem deve falar, ou seja, o interlocutor. Notem que esse interlocutor poder ser desde uma pessoa específica, uma função, uma área ou até mesmo o institucional da empresa.
Bloco estratégia
Passo 4 – Voz
Neste quarto passo temos que definir qual a voz ou linguagem que vamos adotar na comunicação. Obviamente dependendo do objetivo, público e quem fala, essa voz ou linguagem pode e deve ser ajustada.
Por exemplo, imaginemos um banco que tem como público alvo jovens de 13 a 21 anos. Na comunicação desse banco eles utilizam uma linguagem que é absolutamente aderente a esse público.
Na comunicação desse banco você irá encontrar expressões como “bro”, “cadastro rapidão”, ou, “privacidade de um app pra você”.
Note que em termos de português correto, as expressões podem nem existir ou não serem as mais formais e comuns, mas para o público a quem se destina gera uma conexão imediata.
Passo 5 – Canais
Quais canais vamos utilizar para conseguirmos chegar no nosso público com a nossa mensagem.
Muitas vezes temos que lançar mão de diversos canais para que possamos aumentar as chances de sucesso na nossa comunicação, portanto, nesta etapa temos que listar todos os canais que iremos adotar para nossa comunicação.
Passo 6 – Ações e conteúdo
No sexto passo temos que definir quais são as ações, conteúdos e frequência de cada uma das ações e conteúdos vamos adotar.
Bloco Execução
Passo 7 – Como fazer
Neste sétimo passo temos que detalhar como vamos executar essa comunicação, precisamos criar um plano de ação detalhado de tudo que precisa ser feito para que a comunicação seja colocada em prática.
Nesta hora adotar a metodologia 5W2H pode ser uma boa opção, ou seja definir o que deve ser feito, porque deve ser feito, como será feito, quem irá fazer, quanto vai custar, quando será feito, e, onde será feito.
Passo 8 – Métricas
Como diz o mantra da gestão, “não existe gestão sem indicadores…”, portanto, é fundamental definir quais os indicadores que iremos lançar mão para avaliar a assertividade da comunicação e os resultados que iremos buscar alcançar com ela.
Passo 9 – Metas
Continuando o mantra da gestão, “não existe gestão sem indicadores, e, não existe indicador sem meta!”, ou seja, depois de definirmos os indicadores temos que definir as metas que iremos perseguir em cada um desses indicadores.
A matriz da comunicação
É importante notar que o ideal seria registrar cada um dos passos da fórmula de tal forma que possamos criar uma matriz da nossa estratégia de comunicação. A figura a seguir é uma sugestão de como estruturar essa matriz, que pode ser feita em excel mesmo.
Um exemplo para materializar a fórmula da comunicação
1 Objetivo
- Tangibilizar as ações e medidas que foram tomadas na organização.
2 Público
- Todo o mercado.
3 Quem fala
- O institucional da empresa.
4 Voz
- Séria e serena
5 Canais
Site, revistas, blog e rádios
6 Ações e frequência
- Inserções de spots em rádios (2x/dia por 1 mês)
- Matérias no site e blog (1/sem por 1 mês)
- Posts nas páginas do Face, Insta e LinkedIn (2x/sem por 1 mês)
7 Como fazer
- Contatar agência para criar spots
- Produzir conteúdos para site e blog
- Planejar os posts, dias e horários
Vale notar que neste exemplo eu simplifiquei o 5W2H, contudo acho altamente recomendável fazê-lo por inteiro
8 Métricas
- Número de engajamento
- Número de compartilhamento
- Número de comentários
9 Metas
- Rádio – 250 menções nas redes sociais
- Face – 300 comentários
- LinkedIn – 450 comentários
- Site e blog – 150 comentários nos nossos posts
Agora que a fórmula da comunicação estratégica está desvendada e dissecada, “é só colocar a mão na massa”!
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