15 de junho de 2023 Em Dicas, Matéria

A importância do planejamento estratégico para empresas de médio porte.

A Importância do Planejamento Estratégico para Empresas de Médio Porte

Introdução

No cenário empresarial

atual onde as mudanças são cada vez mais rápidas e radicais, o planejamento

estratégico é essencial para o sucesso e a sobrevivência de qualquer empresa,

independentemente de seu porte. Cansamos de ver exemplos de empresas que tinham

porte significativo, e a “faca e o queijo nas mãos” para serem dominantes frete

as novas tecnologias e evoluções dos negócios, indústrias e mercado. Entretendo

“deixaram escapar entre os dedos” essa possibilidade.

Poderíamos citar dezenas, senão centenas de empresas que passaram por essa situação de perderem sua posição de destaque no mercado, muitas delas desapareceram, outras reduziram sua importância e tamanho, entre elas alguns casos são muito simbólicos, como a Kodak, que inventou a câmera digital em 1975, a Nokia e a Black Berry, ambas dominantes a seu tempo no mercado de celulares, a Editora Abril no segmento de mídia impressa e comunicação, etc.

Neste artigo, discutiremos os motivos pelos quais o planejamento estratégico é fundamental para empresas de médio porte e como elas podem se beneficiar ao implementá-lo de maneira eficaz.

1) O que é planejamento

estratégico e por que é importante?

O planejamento

estratégico é um processo que envolve a definição de onde a empresa deseja

chegar em um espaço de tempo definido, o que chamamos de Visão. Para atingir a

Visão, são definidos objetivos estratégicos de longo prazo de uma empresa. A

partir daí é necessário que seja feita a formulação de planos para alcançá-los,

bem como a definição de indicadores e metas que deverão ser perseguidos, que

nos permite avaliar se estamos atingindo os objetivos intermediários, tendo em

vista o objetivo de longo prazo.

Ele envolve uma análise abrangente do ambiente interno, ou os pontos fracos que precisam ser melhorados e os pontos fortes que podemos nos apoiar para atingir os objetivos estratégicos. Avaliando o ambiente externo da empresa, levando em consideração tanto o macro ambiente e a análise de PESTAL, questões Políticas, Econômicas, Sociais, Tecnológicas, Ambientais e Legais, bem como o microambiente com as cinco forças de Porte, sendo elas: Clientes, Concorrente, Fornecedores, Novos Entrantes e Produtos Substitutos. A partir daí identificar oportunidades e ameaças. O planejamento estratégico permite que as empresas de médio porte se posicionem de forma competitiva no mercado e estabeleçam metas claras para o crescimento sustentável, bem como se preparar para ajustar seu negócio, modelo de negócios ou até mesmo segmentos de atuação e produtos e/ou serviços.

2) Benefícios

específicos para empresas de médio porte

Embora todas as

empresas possam se beneficiar do planejamento estratégico, as empresas de médio

porte enfrentam desafios e oportunidades únicas que tornam esse processo ainda

mais crucial para o seu sucesso, afinal as empresas de porte menor tem recursos

mais limitados, bem como um “fôlego” menor para passar por crises e mudanças

radicais inesperadas, que na maioria das vezes são originadas pela falta de planejamento.

Assim fica claro que para as empresas médias, planejar estrategicamente, avaliando

recursos é crucial para o sucesso. Algumas vantagens específicas para essas

empresas incluem:

1.     Alinhamento de recursos: O planejamento estratégico ajuda as empresas de médio porte a alocar seus recursos de forma eficiente. Como os recursos são limitados, enquanto as oportunidades são “quase que ilimitadas”, buscar a alocação ótima destes recursos é fundamental. Portanto, é essencial identificar as áreas de maior potencial e priorizar os investimentos adequados. Isso ajuda a maximizar o retorno sobre o investimento e a evitar desperdícios.

2.     Crescimento sustentável: O planejamento estratégico permite que as empresas de médio porte estabeleçam metas de crescimento realistas e sustentáveis. Isso ajuda a evitar o crescimento desordenado e descontrolado, que pode levar ao esgotamento dos recursos e ao colapso da empresa. Com uma estratégia clara, é possível crescer de maneira consistente e manter-se saudável financeiramente.

3.     Tomada de decisões: O planejamento estratégico fornece uma base sólida para a tomada de decisões. Ao analisar cuidadosamente as informações disponíveis e considerar diferentes cenários, as empresas de médio porte podem tomar decisões mais acertadas e reduzir os riscos associados a ações precipitadas e desordenadas “ao sabor de onde o vento nos leva”.

3) Desafios e

obstáculos na implementação do planejamento estratégico

As estatísticas mostram

que 85% das estratégia que fracassam, esse fracasso ocorre por problemas na construção

/ elaboração da estratégia, mas sim por conta de falhas na execução da estratégia.

Embora o planejamento estratégico seja fundamental para as empresas de médio

porte, existem desafios que podem dificultar sua implementação eficaz. Alguns

dos obstáculos comuns incluem:

1.     Recursos limitados: As empresas de médio porte geralmente têm recursos limitados em comparação com grandes corporações. Isso pode dificultar a realização de pesquisas detalhadas, contratação de especialistas ou implementação de ferramentas sofisticadas. No entanto, é importante lembrar que o planejamento estratégico não precisa ser complexo ou dispendioso, muito pelo contrário, os melhores planejamentos estratégicos são simples, curtos e formais. Com um bom planejamento interno e uso eficiente dos recursos disponíveis, é possível obter resultados positivos.

2.     Resistência à mudança: A implementação do planejamento estratégico pode encontrar resistência interna, e, como dizia Peter Druker “a cultura come a estratégia no café da manhã”, caso não sejamos capazes de ajustar a cultura para que ela esteja alinhada à estratégia desenhada, a chance de sucesso fica bastantes minimizada. Alguns funcionários podem temer mudanças em suas rotinas de trabalho ou sentir-se inseguros quanto ao futuro da empresa. Nesses casos, é essencial comunicar de forma clara e envolver os colaboradores no processo. A criação de um ambiente de confiança e o fornecimento de informações claras sobre os benefícios do planejamento estratégico ajudarão a superar a resistência e obter o engajamento necessário.

4) Dicas para uma

implementação bem-sucedida

Para garantir uma

implementação bem-sucedida do planejamento estratégico, as empresas de médio

porte podem seguir algumas dicas importantes:

1.     Envolva as partes interessadas: Incluir os principais interessados, como proprietários, gerentes e funcionários-chave, no processo de planejamento estratégico ajudará a obter diferentes perspectivas e promover o comprometimento com a estratégia definida. Os estudos mostram que o que convencionamos chamar de “média gerência” tem papel chave no sucesso da implementação da estratégia, afinal essa linha de gestão da empresa, serve como uma espécie de amortecedor ou filtro entre das decisões tomadas na alta direção e a base da pirâmide. São eles que decidem quais informações serão repassadas seja de baixo para cima, seja de cima para baixo.

2.     Defina metas SMART: As metas estabelecidas devem ser específicas, mensuráveis, atingíveis, relevantes e baseadas em um tempo definido (SMART, na sigla em inglês). Isso proporcionará clareza e foco na implementação.

3.     Monitore e avalie regularmente: Acompanhar o progresso e avaliar regularmente a eficácia da estratégia é fundamental para garantir que a empresa esteja no caminho certo. Isso permitirá fazer ajustes quando necessário e manter a empresa ágil e adaptável. Atualmente muitas empresas que tem sucesso na implementação da estratégia tem adotado metodologias ágeis, onde semanalmente o coordenador de um squad, ou esquadrão em português, que é responsável por um plano de ação para entregar e/ou encaminhar os objetivos estratégicos de longo prazo, que invariavelmente são divididos em objetivos menores e de prazos mais curtos, trazendo assim mais visibilidade para todos os envolvidos onde queremos chegar em um prazo mais curto. Nas metodologias ágeis os líderes de squad se reúnem semanalmente com seu grupo para avaliar o que foi feito na semana anterior, validar o que será feito na semana seguinte, e promover ajustes rápidos de acordo com as necessidades de cada situação.

Conclusão

O planejamento

estratégico desempenha um papel crucial no sucesso das empresas de médio porte.

Ele permite que essas empresas alcancem o crescimento sustentável, aloquem seus

recursos de maneira eficiente e tomem decisões tempestivas e rápidas. Embora

existam desafios na implementação, com o envolvimento adequado das partes

interessadas e a adoção de práticas recomendadas, principalmente as

metodologias ágeis, as empresas de médio porte podem colher os benefícios do

planejamento estratégico e garantir um futuro promissor.Afinal um dos grandes legados de Charles Darwin foi a interpretação dada pelo professor da Louisiana State University, Leon Cassity Megginson, num discurso em 1963, onde apresenta a sua interpretação da ideia central de “A Origem das Espécies” de Charles Darwin: “Não é o mais forte que sobrevive, nem o mais inteligente, mas o que melhor se adapta às mudanças.”.

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