A importância do propósito organizacional
A discussão do tema propósito organizacional é algo que vem ganhando força de forma bastante acelerada nos últimos meses.
Tenho a convicção que a cada dia que passar se tornará algo ainda mais dominante nas empresas, afinal de contas, as novas gerações estão chegando com força no mercado de trabalho e consumo, e, para essa juventude o propósito é algo decisivo na sua decisão de compra e opção de trabalho/ocupação.
Muito se discute se a missão de uma empresa pode ser substituída pela palavra propósito. Eu particularmente entendo que sim, a missão pode ser substituída pelo propósito, desde que essa declaração de missão de fato explique a razão pela qual todos os colaboradores saiam de suas camas todos os dias para trabalharem naquela empresa. Da mesma forma que explique porque todos os clientes se tornem fãs da empresa.
Isso significa que para trocar a sua missão pelo propósito, a sua missão empresarial não pode ser uma declaração “míope” ou pouco estratégica, por exemplo, se eu sou uma empresa de consultoria, se a minha missão diz o seguinte: “oferecer serviços de consultoria com qualidade e ter clientes satisfeitos”, me parece que neste caso não se pode substituir a missão pelo propósito. Afinal o propósito explicar a razão de existir de uma empresa e o exemplo acima diz o que eu faço e não o porquê eu faço.
Para irmos um pouco mais a fundo no tema propósito, a melhor metodologia que nos ajuda pensar e definir o propósito de uma organização é a que está baseada no livro do Simon Sinek chamado “Comece pelo porquê”. Ele te um TED Talks maravilhoso que explica de forma muito didática o conceito do golden cicle ou círculos dourados, quem nunca ouviu, recomendo que o faça!
Os círculos dourados propõem que as empresas antes de mais nada definam porquê elas existem para então discutirem como fazem para aí sim definirem o que fazem.
Voltando ao tema da importância da definição de forma estratégia de propósito organizacional, essa definição pode ser uma poderosa ferramenta para engajar os principais stakeholders da sua organização, afinal que empresa não sonha em ter colaboradores e clientes que sejam fãs da organização, aquelas pessoas que quando ouvem alguém falando mal da empresa entram na discussão para defender a empresa e seus produtos e serviço.
Imagina você ter uma equipe que não queria nunca ir embora da sua empresa, mesmo sendo assediados por concorrentes e outros players de mercado, que eventualmente ofereçam uma remuneração e benefícios melhores, essa equipe simplesmente não queiram ir. Afinal elas estão 100% engajadas com a razão da empresa existir e comprometidas em entregar essa promessa feita na declaração de propósito.
Esse engajamento que o propósito organizacional realmente vivido e praticado por toda a organização pode ser um grande diferencial competitivo. Contudo o alerta que fica é que além de definir o seu propósito organizacional, você realmente tem que fazer com que a empresa viva e pratique esse propósito, caso contrário será apenas uma declaração de boas intenções; e como diz o ditado: “de boas intenções, o inferno está cheio”!
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