16 de maio de 2022 Em Matéria

B2C: O que é o modelo de negócio Business-to-Consumer?

O modelo de negócios conhecido como B2C, ou business to consumer, em português, empresas que vendem para o consumidor final têm como característica a venda de uma empresa para uma pessoa física.

Isso pode ser desde a venda de um produto ou serviço muito simples e transacional, como um sabonete, até à venda de um produto ou serviço de altíssimo valor agregado e muito complexa de ser concretizada, como, por exemplo, um imóvel.

Seja qual for o tipo de venda que é feita, transacional ou complexa, envolve – necessariamente – a empresa vendedora e o comprador.

Até pouco tempo atrás, necessariamente também envolvia um vendedor e um comprador, ambos sendo pessoas e se relacionando. Nos dias de hoje, com o desenvolvimento da internet e da inteligência artificial, o papel do vendedor (pessoa) está sendo substituído pelo auto serviço ou pela inteligência artificial.

A cada dia que passa as empresas se esforçam mais para descobrir novas e inovadoras formas de atrair e convencer o cliente a comprar seu produto ou serviço. Claro que o bom e velho contato humano e o vendedor ainda é uma poderosa ferramenta de atração e conversão de vendas; contudo, com as novas tecnologias, conectividades, conexões em rede do mundo entre pessoas, novas formas sugem.

Afinal os consumidores tendem a confiar mais nas opiniões e experiências de outros consumidores do que nas empresas que têm interesse na venda do seu produto ou serviço, ou seja, acreditamos mais naquelas pessoas isentas que falam bem de um produto ou serviço, mesmo que sequer conheçamos a pessoa.

São as famosas provas sociais, que a cada dia que passa se tornam mais importantes no processo de vendas B2C. Cabe, portanto, às empresas compreenderem essa jornada pela qual seus clientes passam, desde o momento da percepção de uma necessidade – transitando pela avaliação das alternativas disponíveis no mercado – para então atendê-la, chegando ao momento da compra e posterior utilização do produto ou serviço, e, culminando pela recomendação, quando seu cliente satisfeito torna-se um “advogado” da sua marca, sendo assim o seu “melhor garoto propaganda”.

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