29 de novembro de 2022 Em Dicas, Matéria

Como saber se as funções que você exerce são de Júnior, Sênior ou Pleno.

Essa é uma discussão quase que “sem fim”, as empresas “afirmam” uma coisa, os profissionais “afirmam” outra!

Contudo entendo que existem algumas variáveis que devem ser consideradas para se avaliar o nível de senioridade de cada profissional, entre elas podemos citar:

  1. Nível de autonomia – se você tem baixa autonomia, ou seja, para “quase tudo” você precisa de aprovação / autorização, isso denota um nível Júnior, já se você pode tomar decisões até um certo ponto, em que os riscos da decisão são moderados você tem um nível Pleno, já os Seniores têm autonomia para decisões “mais arriscadas”
  2. Necessidade de apoio – se você precisa de apoio em diversas atividades para que elas sejam realizadas adequadamente você tem um nível Júnior, já o Pleno consegue realizar tarefas, e às vezes necessite de algum apoio, os Seniores, via de regra, não necessitam de apoio para realizar as tarefas.
  3. Necessidade de direcionamento – se você precisa de direcionamentos constantes para as suas tarefas, você tem um nível Júnior, já quem tem um nível Pleno, necessita de direcionamento uma vez ou outra, enquanto os Seniores, praticamente não necessitam de direcionamentos.

Enfim, a partir de uma auto análise sincera e honesta, você poderá saber com bastante clareza se a função que você exerce hoje é Júnior, Pleno ou Sênior, e o mais importante, a partir daí desenvolver seu plano de desenvolvimento pessoal para evoluir para os próximos degraus na sua jornada.

Leave a Reply