9 de fevereiro de 2023 Em Dicas, Matéria

Como sua empresa tem se destacado dentro do digital?

Sempre falo para meus clientes que não existe marketing on-line e marketing offline, o que existe é marketing, afinal, o cliente é o mesmo que transita entre pontos de contato online e offline durante a sua jornada.

Já comentei em artigos anteriores sobre a jornada do cliente e as suas 5 fases, tema que abordo em detalhes no meu livro. (1) Consciência | (2) Consideração | (3) Compra | (4) Utilização/Retenção | (5) FIdelização/Referenciação.

Vamos ver um exemplo, eu estou e uma livraria física avaliando alguns livros para comprar, estou na etapa (1) em um ponto de contato offline, vou até o leitor de código de barras para ver o preço do livro, etapa (2) offline, pego o meu celular e vejo quanto custa o livro com frete, ainda etapa (2) online, compro de dentro da livraria pelo celular, etapa (3) online, recebo e leio o livro, etapa (4) offline, falo deste livro aqui no artigo, etapa (5) online. Reparem que é o mesmo Flavio que transitou pelas 5 etapas da jornada variando entre pontos de contato online e offline.

Justamente por isso que sempre digo aos meus clientes, que na minha cabeça não há princípio, não faz sentido ter uma agência para fazer a estratégia de online outra para o offline, porque isso irá gerar um grande esforço para nós garantirmos que as duas agências estejam alinhadas entre as suas estratégias. É muito mais fácil ter uma única e boa agência que seja capaz de fazer as duas coisas.

Aí começam as dificuldades, pois as agências mais tradicionais e antigas de mercado, que nasceram antes do online, com um DNA puramente offline tem grande dificuldade de pensar e trabalhar o online, ou digital. Já as agências que nasceram digitais, precisam desenvolver melhor sua capacidade de entrega offline.

Enfim, posto este desafio, existem diversas boas agências no mercado, quem quiser alguma indicação pode me procurar no privado que posso fazer algumas.

Como a maioria das empresas até poucos anos trabalhou somente offline, muitas delas ainda têm dificuldades de fazer um bom trabalho no online, ou no digital, como chamamos de forma mais popular.

A seguir vou dar algumas dicas que podem ajudar a você e a sua empresa a se destacarem no digital:

  1. Além de obviamente contar com uma boa agência que saiba trabalhar o online e offline em conjunto pensando na jornada do cliente, como já destacado acima
  2. Uma das melhores estratégias para você adotar no mundo digital é você ter muito claro quem é o seu ICP, outro tema que abordo no livro, ou o perfil do seu cliente ideal, para a partir daí você ser capaz de fazer uma boa segmentação no digital. A capacidade de segmentação no digital é gigantesca.
  3. Uma vez feito isso, você pode adotar a estratégia do que chamamos de inbound marketing, ou marketing de conteúdo, nesta estratégia você irá oferecer um conteúdo de valor para o seu ICP, de graça, para que esse seu potencial cliente que eventualmente não te conhece, comece a perceber a sua existência, e mais importante do que saber que você existe, veja valor no conteúdo recebido. Este conteúdo pode ser distribuído de diversas formas, através de blogs, vídeos, infográficos, e-books, webinários, etc. Por fim, para que seu potencial novo cliente possa consumir o seu conteúdo você deve solicitar que ele faça um cadastro simples, com nome, empresa (se for o caso), e-mail, e se possível número de whatsapp.
  4. A partir do momento em que você já tenha o cadastro deste seu novo potencial cliente, você iniciará a etapa de alimentação deste cliente, colocando ele em uma esteira de relacionamento, onde você de forma estruturada e sistemática poderá ofertar mais conteúdos e informações, repare, que até agora você não falou em vender nada para ele, apenas entregou de graça bons conteúdos.
  5. Naturalmente esse cliente, dentro desta estratégia poderá começar a interagir com você e a sua empresa, e duas coisas podem acontecer, ele te procurar para fazer negócios, ou você fazer uma oferta de um produto ou serviço. Como este cliente está feliz com o conteúdo que vem recebendo, reconhece valor e qualidade no mesmo, ele estará a partir daí muito mais propenso a abrir conversas sobre uma proposta que você faça. 
  6. Para que tudo isso dê certo, além de ter o item (1) desta lista é preciso que você atinja esse seu público alvo, seu ICP, para tal você terá que impulsionar suas publicações, ou seja pagar para que suas publicações apareçam, isso pode ser feito em diversos meios, em sites, na busca do Google, no Facebook, Instagram, e muitas outras redes sociais. Mais uma vez cabe à sua agência de marketing desenhar uma boa estratégia para testá-la e validá-la.

Como comentei no início do artigo, a sua agência tem que desenhar a estratégia para fazer o seu cliente passar pelas cinco etapas da jornada do seu cliente, com ações que façam ele passar do topo do funil, para o meio do funil e finalmente chegar à base do funil, virando de fato um cliente que esteja fazendo negócios com a sua empresa.

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