Consultoria Empresarial X Consultoria de Vendas: Qual contratar?
A resposta para esta pergunta depende muito da sua real necessidade. Ambas as abordagens são válidas e podem lhe ajudar a chegar aos resultados desejados.
Normalmente quando uma empresa está com problemas de vendas, as origens que geram esses problemas não necessariamente estão exclusivamente ligadas à equipe e área de vendas.
Assim um consultor de vendas, muito provavelmente, mesmo sendo especializado neste tema, terá que abrir um pouco seu processo investigativo para entender quais são as causas raiz que estão gerando as baixas vendas, para então começar a traçar planos de ação que tratem da origem dos problemas.
Minha experiência mostra que na grande maioria dos casos, os problemas têm diversas origens, e muitas vezes em diversas áreas da empresa inclusive.
Já um consultor empresarial, que tem uma visão mais generalista de negócios, ao se deparar com questões comerciais e de vendas terá que tratá-las também, o que significa que esse consultor, mesmo não sendo, eventualmente, um especialista em vendas, tem que ter o conhecimento básico para endereçar os pontos principais, ou, se o assunto for mais profundo e complexo, ter recursos especializados em vendas para apoiá-lo.
Por isso que no início eu disse que os dois caminhos devem levar ao mesmo resultado, apenas por trajetos diferentes, portanto, cabe a você empresário em vez de ficar preocupado com a especialidade do consultor, trate de aprofundar suas pesquisas na capacidade que essa empresa tem de resolver o seu problema.
Deixe os títulos e rótulos de lado e procure uma empresa séria, que tenha experiência e capacidade de apoiá-lo na solução dos desafios, muito mais do que a “especialização” assumida pela empresa, como ela se apresenta.
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