Dia do Desafio: Você se considera em sua zona de conforto?
O ser humano, por natureza, busca viver na zona de conforto, ainda que, por incrível que pareça, seja desconfortável.
Medo do Desconhecido
Você já deve ter ouvido histórias de pessoas que estão insatisfeitas em empregos, relacionamentos, moradias, mas ainda assim continuam naquele ambiente. Por que isso acontece?
Temos medo do desconhecido, por isso “gostamos” da zona de conforto, contudo, para que a gente evolua, essa zona de conforto não contribui em quase nada nesse processo. Pelo contrário, via de regra, o desconforto é que nos obriga a evoluir.
Sempre digo aos meus clientes que os nossos concorrentes são as nossas maiores bênçãos, pois eles nos obrigam a evoluir a todo instante, caso contrário, ficaremos para trás na concorrência. Justamente por isso que, via de regra, empresas que têm monopólio de produtos ou serviços, invariavelmente perdem qualidade e deixam de evoluir, pois não são desafiadas a sair da zona de conforto em que se encontram, onde seus clientes não têm opção a não ser comprar dela.
Você como profissional na sua empresa deveria fazer essa mesma avaliação com relação ao seu desenvolvimento e carreira, até que ponto você se encontra na zona de conforto na sua carreira e desenvolvimento, o que significa no final do dia, que a sua contribuição para a sua empresa também, potencialmente, estaria aquém da possível de ser aportada.
Note que neste caso todos saem perdendo, o profissional sai perdendo, a empresa sai perdendo, o cliente sai perdendo e o mercado sai perdendo, todos pagando o preço de estarem na zona de conforto.
Fica portanto aqui o desafio para você fazer uma auto-análise a seu respeito e da sua empresa e promover de forma deliberada e estruturada uma saída gradual da sua zona de conforto, passando para a zona do desconforto, proporcionando assim a oportunidade de evolução para todos.
Leave a Reply