11 de novembro de 2022 Em Dicas

Dicas de como se destacar em entrevistas

Sempre que vamos para uma entrevista é natural que tenhamos aquele frio na barriga, afinal, estamos nos candidatando para algo que nos interessa, ou eventualmente fomos convidados para uma oportunidade que potencialmente nos interessa.

Além disso, o ser humano não lida bem com o desconhecido, e o processo de entrevista tende a ser de certa forma um pouco desconhecido. Claro que uma parte da entrevista, todos sabem o que irá acontecer….

Vão pedir para você falar sobre a sua carreira, seus pontos fortes, seus pontos fracos, suas realizações, como você trabalha em equipe, como você lida com pressão, etc..

Agora o ambiente que você irá encontrar, o seu interlocutor, o clima da conversa, as perguntas que não estamos preparados para responder, essas são as incertezas que nos geram insegurança e até medo.

Existem muitas coisas que você pode fazer para tentar minimizar essas incertezas:

  1. Ao ser convidado para uma entrevista, pergunte o nome ou os nomes e funções das pessoas que participarão da entrevista.
  2. Tenha certeza do nome da empresa que é a dona da vaga, eventualmente a entrevista pode estar sendo realizada por uma empresa de recrutamento e seleção ou de head hunting.
  3. Munido destas informações é hora de fazer a sua lição de casa, entre na internet, no site da empresa, no google, no LinkedIn, no Facebook, no Instagram, no Twitter, no TIkTok, ou em qualquer outro lugar como sites e blogs e levante o máximo de informações a respeito da empresa e de cada uma das pessoas com que você irá falar.
  4. Eventualmente alguém da sua rede de relacionamento conhece alguma das pessoas e pode lhe passar algumas dicas. 
  5. Caso você descubra informações interessantes sobre a empresa e as pessoas você pode utilizá-las para criar conexão entre você e elas, o famoso rapport, por exemplo, eu descubro que um dos entrevistadores gosta muito de tênis e eu entendo de tênis, ou posso estudar um pouco sobre o assunto, de alguma forma criar uma conexão com esta pessoa, e desta forma criar um clima muito mais “amistoso” e “próximo” durante a entrevista.
  6. Entenda qual a função para a qual você está sendo entrevistado, imagine quais situações práticas da função poderiam ser perguntadas durante a entrevista e simule-as, essa técnica de situações práticas. nós chamamos de entrevista situacional.
  7. Entenda a cultura da empresa para a qual você eventualmente irá trabalhar, avalie se os valores da empresa estão alinhados com os seus valores, normalmente no site da empresa você encontra a declaração de valores da empresa. Além de procurar no site, busque algum conhecido que tenha trabalhado na empresa, feito negócios com esta empresa e valide junto a este conhecido se de fato esta empresa pratica esses valores que estão escritos, ou eles são apenas para “inglês ver”.

Note que há um monte de coisas que você tem que fazer para se preparar para uma entrevista, e que normalmente o tempo que temos para fazê-las é bastante exíguo. Portanto priorize quais destes temas são os mais importantes, e vá fazendo um a um do mais importante para o menos importante.

E, principalmente, mantenha a calma, respire fundo, utilize a pausa entre uma frase e outra, um raciocínio e outro. Utilize o expediente de tomar um gole de água para “ganhar tempo” e se acalmar, e, boa sorte!!!!

Leave a Reply