Humanize seu marketing, toque corações. Construa conexões verdadeiras com seu público e fortaleça sua marca de forma autêntica.
No mundo cada vez mais digitalizado e interconectado em que vivemos, as empresas enfrentam o desafio constante de se destacarem e construírem relacionamentos genuínos com seu público-alvo, afinal a cada dia que passa as relações estão muito mais calcadas no digital, autosserviço, chatbot com IA, etc. É aqui que entra o conceito de marketing humanizado, uma tendência que não apenas se adapta às necessidades e desejos das pessoas, mas também as coloca no centro de todas as estratégias de marketing. Neste artigo, exploraremos o que é o marketing humanizado, por que é importante e como as empresas podem implementar com sucesso essa abordagem para fortalecer sua marca e se aproximarem cada vez mais dos seus clientes e estabelecer relacionamentos mais duradouros e relevantes.
O que é Marketing Humanizado?
O marketing humanizado é uma abordagem que coloca as pessoas em primeiro lugar, priorizando a conexão emocional entre as marcas e seu público. Em vez de se concentrar apenas em métricas frias e números, o marketing humanizado busca compreender as emoções, necessidades e desejos dos consumidores. Isso significa que a empresa precisa estudar e entender profundamente seus clientes típicos, definindo claramente seu ICP (Perfil de Cliente Ideal) e construir Personas, que são uma representação fictícia do seu ICP.
No caso de uma empresa fazer negócios B2B (entre empresas) o ICP é o perfil de empresa cliente ideal, enquanto o Person são os interlocutores típicos com quem a empresa fala no dia a dia ao fazer negócios, entregar seus produtos e serviços, bem como dar suporte aos clientes, entre tantas outras atividades relacionadas a todos os pontos de contato entre a empresa e sues clientes.
Essa abordagem do Marketing Humanizado, busca estabelecer relacionamentos autênticos, baseados na empatia, transparência e autenticidade.
Por que o Marketing Humanizado é Importante?
1. Conexões Emocionais Fortes
As pessoas não se conectam com marcas, se conectam com outras pessoas. O marketing humanizado permite que as empresas se aproximem de seus clientes de uma maneira que vá além das transações comerciais. Ao compreender e atender às emoções do público, as empresas podem criar conexões emocionais sólidas, o que leva à lealdade do cliente a longo prazo.
A emoção é um elemento crucial no processo de decisão dos clientes, seja a decisão de comprar um produto ou serviço, seja no momento da recomendação do mesmo para amigos, quando o nosso cliente se torna “advogado da nossa marca”.
2. Diferenciação no Mercado
Em um mercado saturado de informações, a diferenciação é essencial. O marketing humanizado permite que as empresas se destaquem, pois, muitos concorrentes ainda se concentram apenas em mensagens de vendas, e a partir do momento em que nossa abordagem esteja calcada no entendimento profundo do cliente, suas necessidades, vontades e experiência desejada ao se relacionar com a nossa empresa, produto ou serviço, conseguimos oferecer algo que seja diferenciado em relação aos concorrentes de mercado.
A autenticidade, a prática da empatia, e, de fato nos colocarmos no lugar do cliente, e a partir desta perspectiva ajustarmos nossa abordagem, comunicação e no limite nossa oferta, isso torna a marca memorável e única aos olhos do público.
3. Maior Retenção de Clientes
Clientes satisfeitos são mais propensos a permanecer leais à marca. Quando as empresas adotam uma abordagem humanizada, estão mais bem equipadas para atender às necessidades em constante evolução de seus clientes, aumentando a probabilidade de mantê-los a longo prazo.
Afinal de contas, melhor do que nós falamos bem de nós mesmos, o que é algo óbvio, afinal de contas eu não vou falar mal de mim! Entretanto quando um cliente fala bem da minha empresa, do meu produto ou serviço, isso tem muito mais força do que a propaganda “tradicional” onde procuramos exaltar nossas qualidades.
Estudos mundiais indicam que uma empresa, em média, gasta cinco esforços, tempos e dinheiros para conquistar um cliente, enquanto as empresas gastam um esforço, tempo e dinheiro para manter clientes, contra dez esforços, tempos e dinheiros para reconquistar um cliente.
Isso explica porque nas economias mais maduras e avançadas no entendimento do cliente e seu “poder” de recomendar e fidelizar-se a uma marca, as empresas “fazem de tudo” para manter um cliente, uma vez que enquanto em mantenho dez clientes eu consigo com este mesmo esforço, reconquistar apenas um cliente
Como Implementar o Marketing Humanizado com Sucesso
Agora que entendemos por que o marketing humanizado é importante, vamos explorar como as empresas podem implementar essa abordagem com sucesso:
1. Compreenda o Seu Público-Alvo
O primeiro passo para o marketing humanizado é conhecer profundamente o seu público. Pesquisas de mercado, análise de dados, definição clara do seu ICP e a criação de personas são ferramentas valiosas para entender as necessidades, desejos e valores do seu público.
As empresas precisam abandonar o “eu acho que o meu cliente tem esse perfil, quer isso, ou aquilo…..” e migrarem para o “eu tenho certeza que o meu cliente deseja tal experiência…..”.
Isso requer um estudo profundo em campo, lá na linha de frente junto aos clientes e potenciais clientes aderentes ao nosso ICP para que possamos de fato ter segurança no que o cliente quer.
2. Conte Histórias Autênticas
As histórias são uma maneira poderosa de se conectar com as pessoas. Compartilhe histórias autênticas que mostrem o lado humano da sua marca. Isso pode incluir histórias de funcionários, clientes satisfeitos e como sua empresa faz a diferença na vida das pessoas.
As modernas técnicas de marketing preconizam adotarmos o storytelling (contar histórias) como forma de envolver e engajar os clientes com a nossa empresa e marca. Afinal de contas, “todo mundo” gosta de contar histórias, e se identificam muito mais com marcas e empresas que compartilham histórias alinhadas com seus valores e percepções de mundo.
3. Seja Transparente e Honesto
A transparência é fundamental para construir confiança. Se sua empresa cometer um erro, admita-o e tome medidas para corrigi-lo. A honestidade em todas as interações com os clientes é essencial para estabelecer credibilidade.
Existe uma fase sensacional do ex-VP da British Airways, companhia aérea do Reino Unido, que diz: “O cliente não espera que você seja perfeito, ele espera que você conserte as coisas quando elas dão errado.” (Donald Porter).
No limite o que essa frase quer dizer é que o cliente entende que por trás de empresas sabemos que existem pessoas, que são por natureza falíveis, e que se alguém comete um erro, o mais importante é assumirmos o erro e buscarmos corrigi-los. Por outro lado, o que, via de regra, não aceitamos é que uma empresa ao cometer um erro, tente “jogar para baixo do tapete a sujeira”, ou seja, não assuma o erro e tente escondê-lo ou até mesmo atribuir ao cliente a o mesmo.
4. Responda de Maneira Empática
Quando os clientes interagem com sua marca, seja nas redes sociais, no site ou por e-mail, responda com empatia, lembre-se empatia é nos colocarmos na perspectiva do outro. Demonstre que você compreende seus problemas e está disposto a ajudar.
Isso pode fazer toda a diferença, mesmo que a resposta ou encaminhamento da demanda, necessidade ou desejo do cliente demore algum tempo, entretanto dar uma “posição” prontamente ao cliente, mesmo que seja uma sinalização que “estamos tratando o assunto, e levará X tempo para estar resolvido”, isso faz com que o cliente, na maioria das vezes aceita o prazo.
Afinal de contas, o que gera ansiedade nas pessoas é a ausência de perspectiva de ter uma necessidade atendida e/ou endereçada. Você já reparou que normalmente a sensação de demora na viagem de ida é maior do que a volta, principalmente quando você está indo para um destino novo?
Justamente por isso que a chegada do Waze e outros aplicativos que mostram qual o melhor caminho a ser adotado para chegar a um destino, bem como um horário estimado de chegada, trazem uma tranquilidade e paz de espírito muito maior às pessoas.
5. Valorize o Feedback do Cliente
O feedback dos clientes é uma mina de ouro de informações. Valorize-o e use-o para melhorar seus produtos, serviços e experiência do cliente.
Quando um cliente se dá ao trabalho de dar um feedback, fazer uma crítica ou até mesmo uma objeção e/ou reclamação, é uma sinalização de que o seu assunto é importante para esse cliente.
Ninguém investe tempo à toa! Se o seu cliente está investindo tempo para se posicionar, isso significa que somos importantes para esse cliente. Portanto valorize muito essa importância que nos foi demonstrada
6. Esteja Presente nas Redes Sociais
As redes sociais são um canal importante para o marketing humanizado. Esteja presente, responda às perguntas e interaja com seus seguidores de maneira autêntica.
Temos que desmontar os clientes, que mesmo nas redes sociais, temos um ser humano por trás dando a devida atenção e importância para quem esta virtualmente e distante fisicamente da nossa empresa.
Conclusão
O marketing humanizado é mais do que uma tendência passageira; é uma abordagem que reflete uma mudança fundamental na forma como as empresas se relacionam com seus clientes. Priorizar a empatia, a transparência e a autenticidade não apenas fortalecem a marca, mas também criam relacionamentos duradouros com o público-alvo. À medida que as empresas adotam essa abordagem, estão no caminho certo para construir conexões genuínas e significativas com seu público, o que, por sua vez, levará ao sucesso a longo prazo no mercado cada vez mais competitivo e orientado para o consumidor. Comece a implementar o marketing humanizado em sua estratégia de marketing hoje mesmo e veja como sua marca se destaca e cresce.
Leave a Reply