Qual é a área mais importante de uma empresa?
Na minha opinião não existe maior bobagem do que dizer que “a área comercial é a área mais importante de uma empresa!”, frase muito comum de se ouvir.
Não existe área mais importante de uma empresa, afinal, se a área comercial vender, mas a área de operações não entregar, não adianta nada!
Se a área comercial vender, a área de operações entregar mas a área administrativa financeira não cobrar, não adianta nada!
Se a área comercial vender, a área de operações entregar a área administrativa financeira cobrar, mas a área de RH não pagar os salários, não adianta nada!
Assim por diante!
Ou seja, todas as áreas da empresa são fundamentais e fazem com que a “roda gire” e as engrenagens funcionem de forma síncronas, ajustadas, sem folgas e “barulhos estranhos””
Claro o que se pode dizer é que a área comercial é fundamental para colocar a “bola para rolar”, ou seja, pode sim ser considerada a mola propulsora da empresa!
Portanto, olhe para a sua empresa e avalie se as áreas de fato estão trabalhando de forma integrada, alinhadas, síncronas e harmoniosas.
Mais do que isso, avalie se a sua estrutura organizacional está adequada para entregar a sua estratégia!
Esse é um dos erros mais comuns que eu vejo no mercado e nos nossos clientes.
Em vez de ajustar a estrutura organizacional para suportar e entregar a estratégia, as empresas tentam “encaixar” a estratégia na estrutura organizacional existente.
Dificultando de sobremaneira na execução da estratégia, colocando em risco o seu sucesso!
Leave a Reply