20 de julho de 2022 Em Dicas

Seu planejamento é ruim ou sua equipe não está sabendo executá-lo?

As estatísticas mostram que 85% das estratégias que fracassam, tem falhas e problemas na execução, apenas 15% dos fracassos são causados pelo desenho e concepção da estratégia.

Portanto, é óbvio que a execução é o ponto chave da estratégia!

Para que você tenha maiores chances de sucesso na execução da sua estratégia é fundamental ter uma equipe que esteja comprometida com ela. 

A seguir algumas dicas fundamentais para aumentar o engajamento e comprometimento das suas equipes:

  1. compartilhe a estratégia com suas equipes e colaboradores, ao explicarmos porque estamos fazendo algo, as pessoas tendem a se comprometer melhor com a execução
  2. Convide as equipes, dentro do limite e capacidade de cada uma das pessoas a participarem do processo de construção e desdobramento da estratégia, seja através de sugestões, trabalhos em grupo, busca de validação, opiniões, etc.
  3. Tenha um propósito empresarial (porque sua empresa existe, o que ela quer fazer para contribuir para que esse mundo seja melhor no futuro) claro e que a estratégia esteja alinhada a este propósito
  4. adote a fórmula do engajamento

a) Ritos – cire ritos para que as equipes participem deles – por exemplo reuniões de acompanhamento

b) Símbolos – adote símbolos que traduzem a estratégia – por exemplo painéis com indicadores de gestão à vista

c) Heróis – celebre aquelas pessoas que fazem a diferença na execução da estratégia

Depois disso você sim pode e deve olhar para os outros 15% que fazem as estratégias fracassarem. A criação da estratégia.

Se você não se sente capaz, junto com a sua equipe, para construir sozinho a estratégia, desdobrá-la e garantir o acompanhamento da execução da mesma, minha recomendação é que você contrate um consultor externo que possa lhe ajudar neste processo.\

Normalmente estes consultores externos, que têm experiência em estratégia, irão aportar metodologias e métodos para a construção e criação da estratégia, formas de de fato engajar as pessoas e ajudar a criar a cultura da execução e conectar a cultura da execução com o dia a dia da empresa.

Leave a Reply