30 de janeiro de 2023 Em Matéria

Tecnologia e Metaverso: Tendências para 2023

A velocidade em que a tecnologia avança é cada vez mais impressionante, ficando “quase impossível” de acompanhar tudo o que está acontecendo ao nosso redor, e que pode nos impactar diretamente.

O Metaverso apareceu como uma grande onda, que “revolucionaria” o mundo e forma como as pessoas e empresas se relacionam.

Essa mesma onda, já surgiu no início da década com o Second Life, que acabou durando pouco tempo, talvez porque a tecnologia disponível à época não fosse suficiente para viabilizar o projeto, ou até mesmo porque as conexões de internet também fossem muito inferiores às que temos hoje em dia.

Com isso dito, o Metaverso “surgiu” como uma onda, muitos começaram a investir neste mundo, sejam pessoas físicas, sejam empresas, compraram terrenos, montaram empresas neste ambiente.

De algum tempo para cá começaram a haver questionamentos de quanto que o Metaverso de fato iria virar a realidade que se esperava no início.

Eu particularmente, nunca acreditei em um modelo de negócio 100% virtual, afinal de contas o ser humano por natureza e gregário, gosta de se relacionar, ter contato humano, e esse modelo de Metaverso ainda apresenta um nível baixo de possibilidade de contato humano, gerar sensações, de toque, olhar, etc.

Mas como falei no início do texto as velocidade em que a tecnologia avança é algo impressionante, pode ser que em algum futuro esse ambiente virtual, alinhado com gadgets de realidade aumentada e muita tecnologia essa limitação possa ser superada.

Quem viver verá…

Leave a Reply