Você sabe quais as principais razões que resultam em demissões? Tem ideia de quanto que isso custa para as empresas?
Se você parar para analisar a grande maioria das demissões que acontecem nas empresas se dão por questões comportamentais.
Chega a ser “interessante”, analisando o bom e “velho CHA”, as empresas contratam as pessoas pelos seus Conhecimentos (ter o saber) e pelas suas Habilidades (saber fazer) e demitem pelas Atitudes (querer fazer).
Tenho a convicção que boa parte das demissões que acontecem nas empresas poderiam ser evitadas se as empresas adotassem medidas simples nos seus processos de recrutamento e seleção, tais como, lançar mão de ferramentas de identificação de perfil comportamental. Existem diversas delas, para citar as mais conhecidas, DISC, MBIT, PI. Além disso, no processo de entrevistas adotar a metodologia da entrevista situacional.
Essa técnica consiste em propor ao candidato/candidata uma situação na qual ela não possa “se preparar”. Afinal de contas, o mínimo que se espera de um candidato a uma vaga de emprego é que “aquelas perguntas tradicionais”, tipo “me diga uma situação onde você teve que trabalhar em equipe, e como você fez?” ou “me fale como você lida com o stress?”, etc … espera-se que o candidato venha com as respostas bem treinadas na “ponta da lingua”.
Contudo, quando propomos uma situação para a qual o candidato não tem como se preparar, por exemplo, se é um candidato a vendedor, pedir no momento que o candidato me venda a caneta que está sobre a mesa, ou se é um candidato a contabilidade, solicitar que tome uma decisão de alocação contábil complexa, e assim por diante.
Meus clientes que passaram a adotar esses dois simples recursos no seu processo de R&S, aumentaram significativamente o indicador de retenções de contratação após 12 meses.
Este indicador, apesar de muito simples é muito importante para avaliar e o nosso processo de R&S está sendo bem feito ou não, a fórmula dele é bastante simples:
Número de pessoas(*) que permanecem na empresa no mês X deste ano
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Número de pessoas contratadas no mês X do ano passado
(*) aquelas que foram contratadas naquele período há 12 meses
Apesar de levar um ano para começar a apurar os primeiros resultados, ficará muito claro para as empresas o quanto elas precisam melhorar o seu processo de R&S.
Afinal há um custo obscuro no turnover que a maioria das empresas não calcula, que estão relacionados à perda de produtividade, retreinamento, o processo de R&S em si, desgaste de relacionamento com clientes por mudanças constantes de interlocução, e um sem número de outras variáveis.
Eu inclusive desenvolvi uma ferramenta para calcular o custo obscuro do turnover para um cliente meu, e no caso deles, para as características do negócio deles, um colaborador com salário de R$2.500,00 por mês, o turnover gerava um custo obscuro de R$13.500,00.
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