4 de outubro de 2022 Em Dicas, Matéria

Você sabe quais as principais razões que resultam em demissões? Tem ideia de quanto que isso custa para as empresas?

Se você parar para analisar a grande maioria das demissões que acontecem nas empresas se dão por questões comportamentais.

Chega a ser “interessante”, analisando o bom e “velho CHA”, as empresas contratam as pessoas pelos seus Conhecimentos (ter o saber) e pelas suas Habilidades (saber fazer) e demitem pelas Atitudes (querer fazer).

Tenho a convicção que boa parte das demissões que acontecem nas empresas poderiam ser evitadas se as empresas adotassem medidas simples nos seus processos de recrutamento e seleção, tais como, lançar mão de ferramentas de identificação de perfil comportamental. Existem diversas delas, para citar as mais conhecidas, DISC, MBIT, PI. Além disso, no processo de entrevistas adotar a metodologia da entrevista situacional.

Essa técnica consiste em propor ao candidato/candidata uma situação na qual ela não possa “se preparar”. Afinal de contas, o mínimo que se espera de um candidato a uma vaga de emprego é que “aquelas perguntas tradicionais”, tipo “me diga uma situação onde você teve que trabalhar em equipe, e como você fez?” ou “me fale como você lida com o stress?”, etc … espera-se que o candidato venha com as respostas bem treinadas na “ponta da lingua”.

Contudo, quando propomos uma situação para a qual o candidato não tem como se preparar, por exemplo, se é um candidato a vendedor, pedir no momento que o candidato me venda a caneta que está sobre a mesa, ou se é um candidato a contabilidade, solicitar que tome uma decisão de alocação contábil complexa, e assim por diante.

Meus clientes que passaram a adotar esses dois simples recursos no seu processo de R&S, aumentaram significativamente o indicador de retenções de contratação após 12 meses.

Este indicador, apesar de muito simples é muito importante para avaliar e o nosso processo de R&S está sendo bem feito ou não, a fórmula dele é bastante simples:

Número de pessoas(*) que permanecem na empresa no mês X deste ano

_____________________________________________________

Número de pessoas contratadas no mês X do ano passado

(*) aquelas que foram contratadas naquele período há 12 meses

Apesar de levar um ano para começar a apurar os primeiros resultados, ficará muito claro para as empresas o quanto elas precisam melhorar o seu processo de R&S.

Afinal há um custo obscuro no turnover que a maioria das empresas não calcula, que estão relacionados à perda de produtividade, retreinamento, o processo de R&S em si, desgaste de relacionamento com clientes por mudanças constantes de interlocução, e um sem número de outras variáveis.

Eu inclusive desenvolvi uma ferramenta para calcular o custo obscuro do turnover para um cliente meu, e no caso deles, para as características do negócio deles, um colaborador com salário de R$2.500,00 por mês, o turnover gerava um custo obscuro de R$13.500,00.

Leave a Reply